Boas Vindas


Seja bem vindo ao blog de física dos segundos anos do Colégio Energia de Blumenau.
Aqui serão postados os trabalhos sobre a influência da luz e do som na forma com que percebemos o mundo a nossa volta.
Falaremos sobre dois sentidos que nos enchem de informações sobre tudo: a Visão e a Audição.

O Olho Humano

2ºc Grupo 1 (Eduardo, Matheus, Gustavo, Alonso, Augusto)

O olho humano é um órgão da visão, no qual uma imagem óptica do mundo externo é produzida e transformada em impulsos nervosos e conduzida ao cérebro. O globo ocular é o responsável pela captação da luz refletida pelos objetos à nossa volta. Essa luz atinge em primeiro lugar nossa córnea, que é um tecido transparente que cobre nossa íris como o vidro de um relógio. Em seu caminho, a luz agora passa através do humor aquoso, penetrando no globo ocular pela pupila, atingindo imediatamente o cristalino que funciona como uma lente de focalização, convergindo então os raios luminosos para um ponto focal sobre a retina. Na retina, mais de cem milhões de células fotossensíveis transformam a luz em impulsos eletroquímicos, que são enviados ao cérebro pelo nervo óptico. No cérebro, mais precisamente no córtex visual ocorre o processamento das imagens recebidas pelo olho direito e esquerdo completando então nossa sensação visual.

Os raios luminosos, paralelos, vindos do infinito, penetram no olho pela pupila, convergem-se (com o poder dióptrico positivo) encontrando-se na retina, proporcionando assim visão nítida Uma curiosidade: as imagens, que se projetam dentro do olho, são invertidas, ou seja, de cabeça para baixo.Isto é o que ocorre com todo sistema óptico, quando é disposto além da sua distância focal. O cérebro faz a inversão da imagem, colocando-a na posição correta e nos dá a sensação que estão na posição normal. O propósito do olho humano, no processo da visão, é formar uma imagem, no fundo do olho, que é conhecida genericamente como "retina". Podemos considerar que o olho é um instrumento óptico, por tal performance. A necessidade de lentes de óculos, em frente do olho, é determinado pela inexatidão com que esta imagem é formada na retina. Nos casos em que a imagem, ou o encontro focal, acontece fora da fóvea central, provoca uma imagem borrada ou desfocada. Esta imagem é corrigida com lentes oftálmicas com poderes dióptricos, que compensam as deficiências visuais, desde que necessária para fazer a compensação e obtenção de boa visão. PARTES DO OLHO Uma


curiosidade: as imagens, que se projetam dentro do olho, são invertidas, ou seja, de cabeça para baixo.Isto é o que ocorre com todo sistema óptico, quando é disposto além da sua distância focal. O cérebro faz a inversão da imagem, colocando-a na posição correta e nos dá a sensação que estão na posição normal. O propósito do olho humano, no processo da visão, é formar uma imagem, no fundo do olho, que é conhecida genericamente como "retina".

Podemos considerar que o olho é um instrumento óptico, por tal performance. A necessidade de lentes de óculos, em frente do olho, é determinado pela inexatidão com que esta imagem é formada na retina. Nos casos em que a imagem, ou o encontro focal, acontece fora da fóvea central, provoca uma imagem borrada ou desfocada. Esta imagem é corrigida com lentes oftálmicas com poderes dióptricos, que compensam as deficiências visuais, desde que necessária para fazer a compensação e obtenção de boa visão.

Agora iremos passar um video, para que se tenha uma noção básica de como funciona o nosso olho humano e quais os problemas que podemos ter atraves da visão:




Miopia

É a impossibilidade da pessoa ver nitidamente objetos colocados à distância. A miopia pode ser de dois tipos: de campo e ou de curva. De campo é quando o olho é mais alongado; de curva é quando a córnea é muito acentuada. A miopia não é uma doença e sim uma variação anatômica do olho.


Hipermetropia

É o contrario da miopia. A impossibilidade da pessoa hipermétrope é maior para perto, mas atinge a visão de longe.Pode ser causada pela curva muito baixa da córnea ou do tamanho do olho ser pequeno no plano horizontal.O hipermétrope nem sempre enxerga mal para perto.


Estrabismo

Todo estrábico tem visão dupla. Geralmente o estrábico tem uma ametropia que causou o abandono de um dos olhos, fazendo com que a visão do olho abandonado fique atrofiada. Com a visão atrofiada o olho toma uma posição qualquer, saindo da posição normal. Quando o estrábico (até dois anos) tenta fundir as duas imagens e não consegue, abandona a visão em um dos olhos e daí surge o estrabismo. Entre os dois e três anos poderá ser recuperado pelo oftalmologista. Depois desta idade torna-se problemática sua recuperação. A recuperação estética poderá ser conseguida, mas visual é muito difícil. Em certas circunstâncias o estrabismo pode ser recuperado com lentes prismáticas.

Equipe 2C, 3-C



O olho humano , é uma máquina perfeitinha de visualização.E cada parte desta máquina tem sua função e harmonia com seu individuo e outras partes assim tendo um funcionamento harmônico.Mas como em toda máquina existem partes fundamentais nas quais todo o resto não pode “trabalhar”.Nos olhos por exemplo as córneas são lentes transparentes que ficam na parte da frente(digamos que é uma película) ela tem como função de redirecionar a luz e focá-la para dentro dos olhos.O cristalino também tem como função redirecionar a luz para mais especificamente a retina.Já a retina é um tipo de tecido do sistema nervoso que percebe a luz que manda estímulos através do nervo óptico para serem reconhecidos pelo cérebro.O Nervo óptico vamos dar o exemplo de que ele fosse o telefonista que manda-se todas as informações necessárias para o patrão da empresa que opera a máquina.Ao entrar em contato com a luz, o nervo óptico é estimulado e transmite as informações da imagem para o cérebro,reconhecendo e produzindo a imagem.

Nos olhos como em toda máquina, tem seus líquidos para não enferrujar não é? Então, nele temos o Húmor aquoso e Húmor vítreo , estes líquidos são a divisão do liquido intra-ocultar, que tem como função de manter a pressão necessário nos globos oculares.

Ametropias:

1. Miopia:

focalização “adiantada” das imagens , antes de chegarem na retina.As pessoas míopes tem facilidade de ver objetos próximos com nitidez, já os objetos que estão longe, são vistos embasados.

2. Hipermetropia

já é a dificuldade de enxergar de perto,neste caso a luz é focalizada depois da retina.Isso pode ocorrer quando o olho é muito pequeno ou a córnea é muito plana.

3. Astigmatismo:

é quando existe mais de um ponto focal, isso pode ocorrer porque a córnea não é esférica e sim oval, tanto para longe quanto para perto.

4. Presbiopia:

vista cansada, é quando já a dificuldade de focalização tanto a distancia quanto perto dos olhos, normalmente ocorre em pessoas apartir dos 40 anos , mas está ocorrendo mais frequentemente em jovens, devido o esforço repetitivo e a quantidade/freqüência que utilizão a visão tanto em leitura quanto no computador etc.

5. O daltonismo :

uma perturbação da percepção visual caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, manifestando-se muitas vezes pela dificuldade em distinguir o verde do vermelho. Esta perturbação tem normalmente origem genética, mas pode também resultar de lesão nos órgãos responsáveis pela visão, ou de lesão de origem neurológica.

A retina humana possui três tipos de células sensíveis à cor, chamadas cones. Cada um deles é sensível a um determinado faixa de comprimentos de onda do espectro luminoso, mais precisamente ao picos situados a 419 nm (azul-violeta), 531 nm (verde) e 559 nm“(Wikipedia) Atualmente não existe tratamento.

6. Estrabismo:

é a perda de paralelismo dos olhos .É corrigido com óculos ou cirurgia. Operam-se os estrabismos que não são corrigidos com óculos ou a parte que os óculos não conseguem corrigir. Os estrabismos que corrigem com óculos estão relacionados em geral a necessidade de correção do grau de hipermetropia.

htt www.youtube.com/watch?v=SiWdvsarR3A&feature=related Postado pela equipe 2C,3-C