Boas Vindas


Seja bem vindo ao blog de física dos segundos anos do Colégio Energia de Blumenau.
Aqui serão postados os trabalhos sobre a influência da luz e do som na forma com que percebemos o mundo a nossa volta.
Falaremos sobre dois sentidos que nos enchem de informações sobre tudo: a Visão e a Audição.

Visão: Problemas Visuais


Para que uma imagem seja formada corretamente, a luz precisa atravessar certos órgãos do nosso globo ocular: a córnea, o humor aquoso, a pupila, o cristalino e o humor vítreo.
Estes órgãos devem estar transparentes, de modo que a imagem formada na retina torne-se nítida, para depois chegar ao cérebro pelo nervo óptico corretamente.
Quando estas condições não são cumpridas, os problemas visuais aparecem. Vejamos alguns deles:

-Miopia: caracterizada pela formação antecipada da imagem (antes da retina), os míopes têm dificuldade de enxergar de longe. Para corrigir este defeito podem ser usadas lentes divergentes. Há tratamento cirúrgico para olhos míopes.

Hipermetropia: o contrario da miopia, a imagem é formada tardia (teoricamente depois da retina). O hipermétrope tem dificuldade de enxergar de perto. O uso de lentes convergentes corrige o defeito.

O astigmatismo: é o defeito na curvatura da córnea e mais raramente, do cristalino. Com isso o olho não é capaz de distinguir, como um olho normal faria, linhas verticais e horizontais. Esta anomalia pode ser somada à miopia ou à hipermetropia.










-Estrabismo

É quando os olhos se movimentam em direções diferentes e não conseguem adquirir juntos o foco de um mesmo objeto.Pode ser causado quando há uma diferença muito acentuada nos graus de hipermetropia ou miopia dos dois olhos, pos desinvolvimento insuficiente ou desigual da musculatura que os movem ou talvez por um problema do sistema nervoso central.


-Presbiopia(vista cansada): é comum aparecer após os 45 anos, causado pela imcapacidade de o cristalino se acomodar corretamente para visão de objetos próximos. por isso a dificuldade que os idosos tem para enchegar de perto. pode ser corrigida com o uso de lentes convergentes.

-Daltonismo: quando há uma deficiencia de visão das cores. é a cegueira para algumas cores. principalmente para o vermelho e o verde. os daltonicos costumam enxergar o mundo em tons de amarelo, cinza-azulado e azul.

-Conjuntivite: essa doença não é causada por uma imperfeição no olho, mas por causa de uma inflamação causada por corpos estranhos, normalmente causada por ciscos, que pelo movimento das palpebras e as lagrimas é conduzido para o canto do olho. Daí ele pode ser facilmente retirado. Quando isso não acontece, só o médico deve remove-lo.
ela também pode ser causada por infecções ou alergias.

-Glaucoma: quando ocorre um almento na pressão do olho, perda do campo visual e problemas no nervo óptico. é uma das doenças que mais causa cegueira.